Dinheeeeiiiirrooooooo....

.
Aposto que todos se lembram da inesquecível (redundância detectada!) buzina da casa do Valentino Troca-Tapa que soava "dinheeeeiiiiiiroooooooo..."

Pois bem, se você é brasileiro, já completou 18 anos, e não tem porra nenhuma da vida pra fazer, continue lendo este blog e nada vai mudar.

Andei tendo outras curiosidades banais, e que acabam sempre em "será que tem alguém que é pago só pra pensar nessas coisas?".

Segue a curiosidade misturada com seu esclarecimento.

Lembram dos primeiros modelos de moeda do Real? Todas de aço inox, a de 5 centavos com o tamanho quase igual ao de 10 centavos... agora imagine um Deficiente Visual (cego) tentando contar as moedas que acabou de arrancar do seu suíno de barro. Ou o cara iria passar a noite inteira contando e mesmo assim erraria, ou iria amaldiçoar várias gerações daqueles caras que são pagos só para pensar nisso.

As moedas "novas" do Real são provavelmente frutos da mente do novo funcionário que é pago só para pensar nisso (já que o primeiro, junto com toda sua família, morreu de ninguém-sabe-o-quê). Tamanhos, formatos, pesos e texturas diferentes fazem com que deficientes visuais hoje em dia, no Brasil, possam dar e receber com mais alegria.

E aí você deve estar pensando: porra, mas e se o cara tiver que comprar uma televisão à vista? Ele vai ter que ter um carrinho de mão para levar todas as moedas!

Bem, a não ser que você seja secretamente Ray Charles ou O Demolidor, existem meios de identificação de cada cédula do Real para os cegos. Pois é, coleguinhas, eu também não sabia.


Na figura acima, o ítem 10 é a marca tátil que existe em cada nota em forma diferente, e pode ser sentida esfregando os dedos nelas (se você não for deficiente visual ou se a nota estiver amassada demais, fica meio difícil).

Bem, depois que descobri como os deficientes visuais podem comprar televisões de forma mais prática, fiquei navegando pelo site do banco central nesta parte das cédulas e moedas, o que aconselho aos curiosos de plantão pois tem muita coisa interessante.

Achei que os dinheiros fossem produzidos pela casa da moeda mas não tenho tanta certeza. E pelo site cretino que eles apresentam prefiro que eles continuem fabricando só medalhas defeituosas de Pan Americanos de 2007s.

Um comentário:

Fábio disse...

Hehehe o final tá massa!

MAs eu nunca ouvi falar em quem porras é Valentino Troca Tapa ou sua maldita campanhia. Isso devia ser algo que passava no SBT onde os desenho eram sempre piores que os da Globo e até da Bandeirantes. Pelo traço e pelo nome imagino que fosse personagem da turma do Pernalonga, o que ainda soa mais estranho, já que já dei muita risada com o "-Whats up doc?" nas manhãs da Globo.

Eu só achei desnecessário uma coisa: você perguntar se o leitor do seu blog não é Ray Cahrles ou O Demolidor, pois se eles quisessem ler, teriam que, no mínimo, se valer de um Personalblogreader Tabajara, com o plugin Tradução Instantânea funcionando...