Baia e a epopéia musical

Eu não sou do grupo das pessoas que sempre gostou de música.

Certa vez, acredito que por volta dos meus 13, 14 anos, um primo meu esqueceu um case de CD´s na minha casa. Utilizando uma pitada de conspiração do universo + rádio que toca CD + case de CDs + tempo livre, acabei descobrindo Dire Straits, que iniciou a carreira dos meus ouvidos como apreciadores de música e foi a minha banda favorita durante muito tempo.


Brothers in Arms

Depois eu conheci o Rush através do meu cunhado, que já devia estar cansado de ouvir Dire Straits por tabela.

Moving Pictures

De lá pra cá eu procurei ouvir muita coisa, e fui formando o meu perfil musical, que pode até parecer bem clichê, mas é bastante eclético: vai de Pink Floyd a Belchior.

No meio tempo dessa jornada musical, através do meu primo Amâncio, eu conheci uma banda chamada Baia e Rockboys, um som que de cara me conquistou e que curto até hoje.

A banda não existe mais, porém o Baia (Maurício Baia) faz carreira solo.

Sabendo que o tal iria tocar num evento por aqui, Sam de imediato marcou comigo de irmos. Sábado, 09 de Junho, na católica da federação, ingresso = uma lata de leite.

Baia + outras 3 atrações, mas acabamos descobrindo que eram outras 3 atrações + Baia, pois nesse caso, a ordem dos tratores altera o viaduto.

Sabíamos que o evento começaria às 17hs. Depois Sam ficou sabendo que Baia ia tocar às 20hs.

Chegamos lá às 19h30 e ainda tocava a primeira banda, Sindirock. Sentamos num canto e ficamos a escutar. Logo depois, frustrando nossa expectativa, vai ao palco Pirigulino Babilake, banda que não faz feio e já conhecida de sam.

Nota cômica: um dos organizadores do evento sempre nos intervalos entre bandas gritava ao microfone: "ainda hoje, o grande Bayer".

Tinhamos quase certeza que "Bayer" seria o próximo no palco, pois até um dos organizadores do evento já nos tinha confirmado isso. Por pura falta de cérebro, resolveram colocar a tal Semente da Paz, banda de Reggae, como terceira atração. Eu não tenho nada contra Reggae e inclusive ouço algumas coisas, mas naquela circunstância eu estava odiando.

Malditos organizadores. Um som lento da miséria, para terminar de bombardear o público e deixar a mim e a Sam fora das CNTP, com sono, fome e cansaço.

5 horas depois de chegarmos e eu pensando "se algum organizador aparecer agora no palco dizendo que infelizmente o show do Baia foi cancelado, só Chuck Norris pra me segurar". No intervalo seguinte entre bandas, nos dirigimos para a frente do palco para garantir um lugarzinho legal, o que nem era difícil já que depois da contagem de mortos e feridos o público já era bem reduzido.

Nota consolativa: durantes os intervalos entre bandas estavam sorteando alguns premios para os que acertassem algumas perguntas, e nesse ultimo intervalo eu ganhei o CD do Baia por ter acertado o nome do primeiro CD dele, que era justamente este que eu ganhei (Habeas Corpus). E ganhei o CD das mãos do próprio Baia, a quem cumprimentei e demandei umas músicas das antigas.

Finalmente ao palco, às
00h30, Baia.

Começou com uma música dele, mas para a nossa felicidade tocou muitas das músicas antigas. O público era menos de 100 pessoas, mas os que estavam lá na frente sabiam todas as letras e cantavam junto. Cara super carismático e simples. Tocou uma música inédita de Raul Seixas, dada a ele por Kika Seixas.

Podia ter tocado muito mais, mas acho que até ele estava exausto por ter esperado tanto para tocar. Às 1h40 ele terminou a apresentação agradecendo e dizendo que estará de volta em julho. Demos uma passada rápida ao lado do palco para cumprimenta-lo e depois zarpamos.

Acho que se tivéssemos esperado menos, a curto tempo de apresentação teria valido mais. Digamos que, numa escala de 0 a 10, eu daria 0 para o tempo que esperamos, e 10 para o show, obtendo uma nota média de 5 para a noite no fim das contas.

Saldo da noite: muita fome, cansaço, um disco novo e satisfação.

Nova nota cômica: figurinha carimbada de várias noites de Salvador, com o cabelo todo "desgrenhado", super bêbado, gritando Toca Raul, e "colando" em todas as meninas da festa.

Não consegui achar nenhuma foto boa do Baia, nem dos discos, mas no site dele você acha e inclusive pode baixar as músicas e cifras de quase todos os discos

Segue aqui umas músicas do Baia, tanto no tempo do Rockboys quanto na carreira solo, para ouvir e/ou baixar:

Doce Doçura

Bebopsoul

Habeas Corpus

Tu
.

3 comentários:

San disse...

Velho, ainda bem que você postou.

Eu tive que me auto-censurar lá no Salada...o post ficou parecendo dissertação de doutorado sobre minha vida, musicalmente falando, até chegar ao Baia. Incrível como me empolgo quando começo a escrever ( e como, com muita facilidade, o foco vai se modificando pra se adequar à ânsia de falar sobre muitas coisas ).

Enfim, vou te linkar direto lá pra esse texto, muito mais sucinto e esclarecedor que o meu.

E o Show do cara é muito bom mesmo. Vamos em Julho?

Nadadeordinário disse...

Bem feito, ter ficado lá numa situação ruim, eu saí, comprei linguiça pra fazer pra vocês, fiquei esperando e nem ao menos me ligou pra avisar nada... Nunca mais eu fico esperando. Me senti completamente idiota. Da próxima vez que me perguntarem se você vem eu vou dizer, sei não. De qualquer forma já vi que não vou saber de verdade mesmo. Você lucrou um cd UHUUUUUUUUU!!
%*&@ ¬¬
-

Fábio disse...

Baia!

Ops, bala!

Me identifiquei com o Brothers In Arms, gosto muito desse álbum.

Ah! E a espera sempre vale à pena, você nem teve que dormir na fila...