Lobo Solitário e Daigoro

Eu sou fã de quadrinhos.

Tirinha, Herói, Turma da Monica, Mangá, Graphic Novel, etc. Tudo é quadrinho.

Hoje, terminei de ler a simplesmente-estrogonoficamente-inoxidável-espetaculosa saga do Lobo Solitário e seu filho, Daigoro.
.

Não se preocupem pois não há nenhum spoiler neste post.

Para quem não conhece, trata-se de um mangá produzido na década de 70 sobre um samurai que exercia cargo importante no governo (Xogunato), após ter sido vítma de uma armação política, resolve cair na estrada e virar um assassino de aluguel, levando junto o seu filho de 1 ano de idade, ao contrário do que previa a tradição que seria aceitar a derrota e cometer o Sepukku (também conhecido como Harakiri).

Ao longo de 28 volumes com 300 e poucas páginas cada, Kazuo Koike (criação e roteiro) e Gozeki Kojima (arte) criam um punhado de histórias que vão construindo o perfil dos personagens de forma sublime. É impressionante acompanhar o crescimento de Daigoro, e a postura de Itto Ogami (o lobo solitário) em várias situações.

As últimas cenas são de arrepiar todos os pelos do corpo. Aposto que quem acompanhou toda a série (e não é morto por dentro) vai ter uma lagriminha escorrendo ao terminar o último volume, assim como foi comigo.

.
Ficam aqui meus sinceros agradecimentos:

Srs. Koike e Gozeki, obrigado por terem concebido tal obra.

Panini Comis, obrigado por terem editado de forma responsável e respeitosa a séria até o fim.

15 comentários:

Felipe Barreira disse...

Aposto como a sua pilha de leitura tá maior que essa coleção. Você deveria dedicar um post semanal à sua lista, Acho bacana o jeito como você empilha os quadrinhos para que cada um aguarde pacientemente o seu momento de serlido. Fica a sugestão.
Não leio Mangá, sou um pouco preconceituoso porque eles roubam o mercado dos quadrinhos da DC e da Marvel. Vale a dica. Se você não recomendasse como bom eu não leria nunca.

San disse...

Essa tenho que ler.

Mas coisas seriadas têm tido pouca aceitação na minha vida literária...vide Discworld que ainda faltam uns livros, Buda que só comprei os primeiros, Adolf que nem comprei ainda.. só que se salva é Sandman ( que acabou de sair mais um pra pré-venda, vc viu?)


A Panini vende pacotão com tudo?

Felipe Barreira disse...

Vamos combinar uam coisa, não me fale em comprar nada que eu também nãõ abordo o assunto, ok?
Mês que vem sai Gotham Central #5 e eu ainda queria compra a edição definitiva do Supremos. Isso sem falar que amanhã estréia o Quarteto e Oceans 13 e estamos a poucas semanas de Transformes. Foda.

Alberto Melo disse...

bem velhinho , dps desse post assim q minha pilha de leitura diminuir (tipo daqui a uns 3 / 5 ) eu começo a roubar sua coleção de lobo solitario

e tuma não vai derramar nem meia lagrima no final , pq ja sabemos q ele ta morto por dentro

abs

p.s. cara , como é q vc conseguiu ler tudo isso tão rapido ??eu te entreguei os ultimos 3 numeros na terça !!largou o TFG ??

Felipe Barreira disse...

Eu não entendi a piada interna com Tuma.

San disse...

Tuma é um cara que não ri com Calvin e Haroldo, Billy. Isso é uma característica de quem não tem sentimentos e, portanto, morto por dentro.

Anônimo disse...

Uia! Quantos livrinhos coloridinhos!
Acho que vou querer um vermelhinho, depois um verdinho, depois um laranjinha... =]
De quem é mesmo? Hehehe.
Já tinha ouvido falar, mas não sabia nada sobre. Fiquei com vontade de ler. Vou anotar aqui na minha lista interminável de coisas que quero fazer.
PS1: Eu li ali em cima palavrinhas como "Sandman" e "Pré-venda"? =D
PS2? Tuma não ri com Calvin???? Uai!!!! Não quero mais ser amiguinha dele!!!! Rs.

Anônimo disse...

Bom, eu já deveria ter vindo aqui antes.... gostaria de dizer que mesmo antes de terminar o ultimo volume eu já tive lagriminhas penduradas... acho que foi no terceiro, tive que ficar um tempo antes de ler o seguinte volume... assim, pra digerir o que tinha acontecido... No penultimo a garganta já estava travando e durante o ultimo então... aquela sensação de embrulho no estômago, mordendo a boca por dentro, enfim... no final já tinham várias lagriminhas... fiquei com a boca amarrada e gosto de cabo de guarda-chuva na boca por uma boa parte do dia... A história é fantástica, linda, sensacional, enfim, leiam vocês também!

Anônimo disse...

Você sabia que:
04/04/2007

Lançada continuação de Lobo Solitário no Japão

Começou a ser publicada no Japão a seqüência de Lobo Solitário. O escritor continua sendo Kazuo Koike, mas o novo desenhista é Hideki Mori. O artista original, Goseki Kojima, faleceu em janeiro de 2000.

Lobo Solitário é possivelmente o mangá mais conhecido no Ocidente. Começou a ser publicado em 1970, no Japão, e serviu de inspiração para vários autores famosos, como por exemplo, Frank Miller. A história se passa no Japão da época feudal, onde Itto Ogami, o executor do shogun, acaba sendo injustamente acusado de traição. A pena é o suicídio, porém Itto se recusa a cooperar. A partir daí, desonrado, ele passa a perambular pelo Japão, acompanhado por seu filho pequeno, trabalhando como assassino de aluguel. Atualmente, a série é publicada no Brasil pela Panini.

A continuação tem como personagem principal o filho de Itto, Daigoro, agora um adulto. O rapaz decide retomar a missão de seu pai.

Por : Andréa Pereira (site: www.hqmaniacs.com.br)

Pra quem quiser ver a primeira capa:
http://www.mbbforum.com/mbb/viewtopic.php?t=1199

E mais...

já saiu faz algum tempo no Japão, desde setembro de 2004, e inclusive a Dark Horse já deve ter licenciado a tradução. Se é lançamento recentíssimo, deve ser nos EUA.

Shin Kozure Okami é uma continuação direta.
Começa exatamente do ponto onde termina a primeira série. Já está com 9 volumes lá, o 9º lançado em 12/2006.

Anônimo disse...

Eu acho que tudo seria mágico se tivesse parado aonde parou.....

Anônimo disse...

Atualizando a informação:
Aqui as capas dos 11 lançados no Japão: http://www.s-book.com/plsql/com2_search?sha=&jan=&pat=b2&text=%8Eq%98A%82%EA%98T

Aqui spoiler, ou seja, os desenhos das 10 primeiras páginas do primeiro volume: http://www.s-book.com/plsql/samplepage?sha=1&type=sos&isbn_id=4091874215&page=1&e_id=0

Eu vi... pelo menos mata a curiosidade de quem quiser ver como começa essa continuação. Acho que quem já leu os 28 volumes pode abrir na boa.

Anônimo disse...

NÃO COMENTO MAIS AQUI.

Luiz kruszielski disse...

Por incrivel que pareça,apesar de ter mudado o desenhista a qualidade do desenho da nova publicacao eh igual ao antigo. Incrivel.

Anônimo disse...

Hi, as you may already noticed I am new here.
Hope to get any help from you if I will have some quesitons.
Thanks in advance and good luck! :)

Anônimo disse...

Amo-lho... sem mais a dizer.